O Cabeamento de rede é parte da estrutura de TI responsável pela conexão entre maquinas e servidores, conecta sistemas de segurança e equipamentos de controle de acesso. gera dúvidas sobre os tipos, Esclareça suas principais dúvidas sobre qual o melhor tipo de cabeamento de rede para usar em uma empresa.
A conectividade trouxe diversos benefícios em nossa rotina, mas para que tudo funcione corretamente em uma empresa, é preciso escolher o tipo de cabeamento de rede ideal, assim, equipamentos e serviços não causarão prejuízos aos usuários.
Diante da diversidade de padrões disponíveis quando falamos sobre cabeamento de rede, conhecer as necessidades é o que garante o sucesso ao implantar uma nova estrutura corporativa de TI. O investimento em um planejamento estruturado, de acordo com todas as normas exigidas pelo mercado, trará a melhor experiência, inclusive gerando economia a longo prazo. Neste cenário, a produtividade também estará em alta.
Mas, o que é o cabo de rede?
É a principal forma de envio e recebimento de dados entre computadores ou dispositivos de rede, para compartilhamento de impressoras, scanners e outros. Embora seja mais comum o uso de apenas um tipo de cabeamento, alguns casos podem reunir outros tipos. Saber quais são os principais padrões que as empresas aplicam em sua estrutura influencia na construção de uma rede eficiente.
Vamos conhecer agora quais os tipos de cabeamento de rede e quais suas indicações.
Cabo coaxial: caracteriza-se pela presença de um único fio metálico condutor revestido por estrutura de plástico. Com o avanço da tecnologia, tem sido substituído por outros padrões de cabeamento, pois não possui alta capacidade de entrega de dados, mas traz entre suas vantagens a proteção contra interferências eletromagnéticas.
Sua blindagem é resistente contra ruídos e não sofre com a interferência em relação ao meio externo. Atualmente TVs a cabo e CFTV fazem uso do cabo coaxial. Como desvantagem, traz a dificuldade na instalação, já que, por ser rígido, curvas acentuadas interferem no sinal.
Estão disponíveis no mercado o cabo axial 10Base2 (fino), que consegue enviar 10Mbps de sinal por até 185 metros sem atenuação, e o 10Base5 (grosso) que transporta até 10 Mbps de dados por até 500 metros.
Fibra óptica: com núcleo constituído por fibras de sílica ou vidro, utilizam um sinal de luz, o que garante a alta capacidade de enviar e receber informações por longas distâncias, sem a necessidade de repetidores ou ampliadores de sinal. A lista de vantagens inclui a blindagem contra interferências eletromagnéticas e baixo índice de manutenção.
Redes internas utilizam multimodo e em WANs ou redes de telecomunicação de longa distância optam pelos cabos monomodos. Apesar de tantos benefícios, sua expansão só não é maior devido ao alto custo de instalação, porém, em breve, este cenário deve mudar. Para saber mais, acesse nosso conteúdo exclusivo e conheça a importância da fibra óptica para empresas.
Cabos de par metálico trançado: possuem núcleo formado por um conjunto de fios elétricos de cobre ou aço, recoberto de cobre, revestidos por um plástico isolante em trança, o que garante a resistência às interferências eletromagnéticas. Também conhecidos como UTP, os cabos de par trançado foram introduzidos na década de 90 e é um dos padrões mais populares em todo o mundo. Em redes internas, a velocidade de transmissão de dados varia de 10Mbps a 10Gbps.
Como escolher o melhor cabeamento de rede?
Com os tipos de cabeamento de rede esclarecidos, voltamos a reforçar a importância de conhecer as necessidades da empresa. Imagine investir em uma estrutura que em pouco tempo se tornará obsoleta ou ineficiente? A escalabilidade, que possibilita o aumento do tráfego de dados sem paradas, será cobrada do departamento de TI.