Dicas Notícias

Cabo de fibra óptica e par metálico: entenda a diferença

fibra óptica e par metálico, ambos possuem algumas diferenças entre si que devem ser compreendidas para uma tomada de decisão correta sobre o cabeamento ideal. Qual cabeamento é mais eficaz? Tudo depende da necessidade da empresa e as possibilidades do projeto.

Em resumo, a fibra óptica é indicada para grandes distâncias, ligação entre andares ou onde o cabeamento esteja sujeito a interferências. Já o par metálico representa um baixo investimento para instalação, o que o torna acessível, manutenção ágil, além de ser um cabeamento flexível para manusear, mas vamos explicar mais detalhes sobre as diferenças entre fibra óptica e par metálico para que você tenha todos os argumentos no momento de contratar o serviço.

Cada projeto é único

É por isso que não existe uma receita sobre qual o tipo de cabeamento para sua necessidade sem uma criteriosa avaliação, inclusive considerando a estrutura do local e expectativas. É fato que recentemente cada vez mais empresas optam pela tecnologia de fibra óptica, mas não é uma regra. O cabeamento par metálico ainda é uma opção a ser considerada e pode representar um grande avanço para seu negócio.

Fibra óptica vs. par metálico

Façam suas apostas: quem vence essa batalha? Garantindo mais velocidade na transmissão de dados, a fibra óptica que antes estava restrita somente às grandes empresas, já está disponível a empresas de quase todos os portes. Com essa expansão, também se tornou mais acessível economicamente. Afinal, quem não deseja ter mais tecnologia por um custo-benefício relevante? Ela ainda não está disponível em todos os cantos do Brasil, mas sua área de cobertura já é enorme.

Ao passo que a fibra óptica ganha espaço, ainda não é unanimidade, pois embora haja muita demanda em relação a este cabeamento, não são todas as empresas que possuem um valor para investir em sua instalação. Seja para uso doméstico ou em empresas menores, o cabeamento par metálico é vantajoso. Quando for analisar o cabeamento, certifique-se que o material é funcional e eficiente, além de antichama.

Aliás, você sabia que o cabeamento pode ser ecologicamente sustentável? Tudo para promover um menor impacto no meio ambiente. A tecnologia também pode ser verde.

Segurança na rede

Chegou a hora de eleger o cabeamento mais seguro. Ambos não estão imunes aos furtos: o par elétrico é muito visado, pois o cobre tem alto valor comercial e a fibra óptica, constituída por filamentos de vidro e polímeros já conta com esquemas especializados em furto e receptação deste material de destaque no mercado.

Com o par metálico, ao ter os fios cortados, toda a conexão se perde e ocorre uma interrupção na transmissão de dados. Com a fibra óptica, quando o cabo é cortado, o sinal também desaparece e o acesso aos dados é bloqueado. As informações de empresas, clientes, fornecedores e parceiros, são mantidas na nuvem.

A seguir, vantagens e desvantagens objetivas para tomar sua decisão:

VANTAGENS DA FIBRA ÓPTICA

  • Menor interferência eletromagnética
  • Alta velocidade de conexão (desde que a operadora entregue o pacote contratado)
  • Não enferruja

DESVANTAGENS DA FIBRA ÓPTICA

  • Custo mais elevado para instalação
  • Demora na manutenção

VANTAGENS DO PAR METÁLICO

  • Custo-benefício mais acessível
  • Instalação e manutenção mais rápidas
  • Sinal chega até áreas remotas graças às antenas de rádio

DESVANTAGENS DO PAR METÁLICO

  • Interferências e ruídos
  • Limitações de velocidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *