Notícias

Indicadores porque medir a infraestrutura de TI

Todo indicador de infraestrutura deve ser medido por um gestor de TI que irá garantir a execução necessária e ideal de seu departamento. Otimizando o tempo de resposta e ações apresentadas sobre problemas e investimentos referentes a área.

Também responsável por manter dispositivos tecnológicos em perfeitas condições, garantindo que seus colaboradores consigam executar suas atividades sem interrupções no dia a dia dentro do mundo corporativo.

Mas quando é preciso medir indicadores quais pontos estratégicos devem ser analisados na infraestrutura de TI?

Disponibilidade da infraestrutura de TI:

Quando atribuições do setor de infraestrutura deve garantir o funcionamento dos recursos tecnológicos adotados pelas empresas, o indicador que mede o tempo que essa tecnologia ficou disponível sem dúvidas é um dos mais importantes do setor.

Caso os recursos não funcionam as operações da empresa paralisam podendo ocorrer prejuízo financeiro, atrasos em entregas, insatisfação de clientes. Além de muitos outros problemas. ‍

Indicadores de infraestrutura de TI são medidos através de um cálculo:‍

tempo total que a infraestrutura ficou disponível / tempo total que a empresa opera ou operou.

Ex: uma empresa que funciona 8 horas por dia de segunda a sexta, em um mês com 4 semanas vai acumular um total de 160 horas mensais de operação. ‍

Considere que a infraestrutura de TI tenha ficado indisponível em um total de 30 horas. Isso representa 18,7% de tempo inativo ou 81,3% de disponibilidade de infraestrutura. ‍

Quanto mais a disponibilidade se aproximar de 100% melhor.

Sugerimos que sua empresa não fique abaixo de 90%.

ROI (Retorno sobre o investimento).

Sabendo que uma empresa deve ser totalmente estratégica, seu departamento de TI não seria diferente não é mesmo?

Entre os tipos de retorno sobre investimento relacionado a área de TI são:

– Aumento da produtividade da empresa.

– Redução de custos operacionais e demandas de TI.

Como aplicar em sua empresa?

Montando um organograma de um departamento de TI, porém isso poderá pesar nas finanças do negócio.

Contratar profissionais capacitados, treiná-los e adquirir os recursos e equipamentos necessários para o funcionamento do setor.

Para manter bons resultados com os indicadores de infraestrutura de TI, talvez seja interessante avaliar a terceirização de TI, pode custar menos para seu negócio e ainda oferecer os melhores profissionais do mercado.

Deixe um comentário